Skip to Content

La primera purificación

Un video de Ethel Braga
3'40''
Madrid, 2016

La primera purificación é um vídeo-ritual de limpeza embalado pelos adjetivos que a artista escutou durante o processo de separação de seu ex-marido. É um vídeo caseiro, interpretado na sala da casa em que morava em Madrid com outras três pessoas que não conhecia, em um país que não era o seu, alguns meses depois de sua separação. O ritual foi uma maneira de marcar o que seria a sua trajetória nesse país: deixar pra trás tudo o que não lhe pertencia. 

Em termos fotográficos, foi a primeira vez que a artista performou para ela mesma (eu, como fotógrafa e, ao mesmo tempo, eu, como performer). A primeira tentativa de escenificar narrativamente um sentimento.





La madre tierra

un video de Ethel Braga
2'46"
Madrid | 2016

La madre tierra é um vídeo inspirado pelo trabalho de mulheres artistas que abordaram o feminino, corpo e potências na sua existência, como Ana Mendieta e suas esculturas terra-corpo. O vídeo é uma mescla entre a performance de despir-se das roupas da mãe da artista enquanto ela ouvia uma entrevista feita com seus pais. Sobre isso, em outra camada, um audio da mãe da artista dando sua opiniao sobre ter uma filha artista.

A obra acompanha 2 imagens fotográficas.